twitter
rss

undefined undefined

MATÉRIA PROVA FINAL 2º ANOS

Ola pessoal,

Achei melhor postar a matéria da prova final pra que aqueles que não copiaram do quadro, por algum motivo, possam estudar para a prova final. Por favor estudem a máteria e evitem ficar viajando ao responder as perguntas, pois as respostas que quero estão no texto. Outra coisa que vocês estão confundindo é o direito político com os políticos. Não é pra ficar falando do politico tal que fez tal coisa, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra.

 A prova não estará dificil pra quem estudar ..Nós vemos na quarta-feira na 2º aula.

Abração

Prof. Neide

O que são direitos civis?

Os direitos civis referem-se às liberdades individuais, como o direito de ir e vir, de dispor do próprio corpo, o direito à vida, à liberdade de expressão, à propriedade, à igualdade perante a lei, a não ser julgado fora de um processo regular, a não ter o lar violado.

Esse grupo de direitos tem por objetivo garantir que o relacionamento entre as pessoas seja baseado na liberdade de escolha dos rumos de sua própria vida - por exemplo, definir a profissão, o local de moradia, a religião, a escola dos filhos, as viagens - e de ser respeitado. É preciso ressaltar que liberdade de cada um não pode comprometer a liberdade do outro.

Ter os direitos civis garantidos, portanto, deveria significar que todos fossem tratados em igualdade de condições perante as leis, o Estado e em qualquer situação social, independentemente de raça, condição econômica, religião, filiação, origem cultural, sexo, ou de opiniões e escolhas relativas à vida privada.

O que são direitos políticos?

Os direitos políticos referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade, ou seja, à participação no poder. Entre eles estão a possibilidade de fazer manifestações políticas, organizar partidos, votar e ser votado. O exercício desse tipo de direito confere legitimidade à organização política da sociedade. Afinal, ele relaciona o compromisso de pessoas e grupos com o funcionamento e os destinos da vida coletiva.

Pode-se fazer uma distinção básica entre direitos civis e políticos. Enquanto os direitos civis se referem a um espaço de liberdade dos indivíduos em relação ao Estado, os direitos políticos abrangem a atuação dos indivíduos no Estado e na vida social. Ao participar da vida política, os indivíduos interferem em todos os outros direitos, os definem formalmente e legislam a esse respeito. Quando participamos de uma manifestação pela preservação de uma área ambiental, por exemplo, estamos exercendo nosso direto político e, com isso, lutando pela garantia de um meio ambiente saudável para todos. Desse modo, o exercício das liberdades individuais só é possível com a participação nas questões públicas e nas instituições de organização política da sociedade.

No Brasil, os direitos políticos nem sempre foram garantidos. Durante o período colonial, os negros eram proibidos de freqüentar a escola, de aprender a ler e escrever. As mulheres só conquistaram efetivamente o direito de voto em 1934.

O que são direitos sociais?

Os direitos sociais, assim como os demais, são constituídos historicamente e, portanto, produto das relações e conflitos de grupos sociais em determinados momentos da história. Eles nasceram das lutas dos trabalhadores pelo direito ao trabalho e a um salário digno, pelo direito de usufruir da riqueza e dos recursos produzidos pelos seres humanos, como moradia, saúde, alimentação, educação, lazer. Esses são, por exemplo, os direitos ratificados na legislação trabalhista, como a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Para que os direitos sociais sejam estendidos a todas as pessoas, é preciso, em primeiro lugar, que todos já tenham o direito à vida assegurado. Todas as coisas que possuímos, como dinheiro, bens materiais, trabalho, poder e até mesmo nossos direitos, perdem valor quando a nossa vida está ameaçada. Nenhum bem humano é superior à vida, que é o bem maior de qualquer pessoa. Ao valorizar a minha vida e a do outro, estou valorizando a humanidade. Mas, além de garantir a vida, há ainda que se viver com dignidade, o que requer a satisfação das necessidades fundamentais.

Os direitos sociais, apesar de expressos em quase todas as legislações nacionais, não estão totalmente assegurados a todos, além de ainda corrermos o risco de que sejam retirados das constituições. Exemplo disso no Brasil são os direitos trabalhistas, como a estabilidade no emprego, décimo terceiro salário, licença maternidade e férias, entre outros, que podem, de acordo com os interesses econômicos, deixar de ser direitos de uma hora para outra.

Ou seja, direitos não são "dados" historicamente e sim conquistas que resultam de muitas lutas. Ainda hoje, com Constituições modernas e democráticas, é preciso lutar para que sejam efetivamente garantidos na nossa vida cotidiana e, ainda, para que continuem inscritos nas legislações dos diferentes países.

Texto original: Maurício Érnica, Alexandre Isaac e Ronilde Rocha Machado
Edição: Equipe EducaRede
Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=7&id_subtema=5

undefined undefined

PARA OS ALUNOS DO 3º ANO B - SOCIOLOGIA


Ola Pessoal,

Hoje em sala, eu e os alunos que foram, combinamos que eu trocaria as duas atividades que faltam para fechar a nota de Sociologia por um trabalho valendo 10,0 pontos, para ser entregue na segunda-feira (05/12) sem falta. Assim sendo na segunda mesmo eu ainda posso dar uma atividade de recuperação paralela para aqueles alunos que mesmo assim ainda estão com nota muito baixa. O tema do trabalho é: IDENTIDADE E CULTURA CAPIXABA. Não esqueçam de colocar a capa e as referências.

Abraço

Prof. Neide

undefined undefined

PARA OS ALUNOS DO 3º ANO B - SOCIOLOGIA

Ola Pessoal,

Como combinado hoje em sala estou postando a matéria toda sobre multiculturalismo e o exercicio para vcs fazerem e entregarem na data que combinamos (até quarta-feira 30/11). Esse exercício faz parte da ultima avaliação de Sociologia, portanto, não deixem de fazer.


Abraço


Prof. Neide
MULTICULTURALISMO

É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”.

O multiculturalismo implica reivindicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outras).

A doutrina multiculturalista dá ênfase à idéia de que as culturas minoritárias são discriminadas, sendo vistas como movimentos particulares, mas elas devem merecer reconhecimento público. Para se consolidarem, essas culturas singulares devem ser amparadas e protegidas pela lei. O multiculturalismo opõe-se ao que ele julga ser uma forma de etnocentrismo (visão de mundo da sociedade branca dominante que se toma por mais importante que as demais).

A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência. Sociedades pluriculturais coexistiram em todas as épocas, e hoje, estima-se que apenas 10 a 15% dos países sejam etnicamente homogêneos.

MULTICULTURALISMO NO BRASIL

Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização. E uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo. Podemos dizer que este processo de imigração começou em 1530 quando os portugueses deram início à colonização do Brasil. Os primeiros imigrantes não-portugueses que vieram para o Brasil foram os africanos, que eram utilizados como escravos nas lavouras de café.


Graças ao rápido desenvolvimento das plantações de café, esta colonização intensificou-se a partir de 1818, quando para cá vieram imigrantes de fora de Portugal à procura de oportunidades. Vieram suíços, alemães, eslavos, turcos, árabes, italianos, japoneses, entre outros.


O caso brasileiro é bem mais complexo, porque aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no quotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos.


Em resposta, os conflitos das minorias não se dão apenas com a maioria, mas muitas vezes entre elas próprias, transformadas umas para as outras em bode expiatório de sua exclusão social. A discriminação dá-se através de muitas maneiras. Os nordestinos, por exemplo, são tidos como ignorantes no sul do país, como “gente” inferior, pouco inteligente, feita para o trabalho braçal ou outros sem qualificação que exija cultura e quociente intelectual razoável.


O Brasil é um país de raízes mestiças, e que não constitui historicamente minorias. Deveríamos estar abertos às diferenças que faz do povo brasileiro um povo tão misto em nossas heranças culturais. É nesta pluralidade e na diversidade dos brasileiros que se pode construir o presente e perseguir o sonho do futuro possível.

ESTUDO DIRIGIDO

1. O que é Multiculturalismo
2. Quem são as chamadas minorias?
3. Qual é a visão pregada pela doutrina multiculturalista?
4. O que a política multiculturalista visa?
5. Porque no Brasil os efeitos dos debates sobre o multiculturalismo no Brasil mereceram uma discussão à parte?
6. Porque o processo imigratório teve grande importância para a formação da cultura brasileira?
7. Como se dão os conflitos das minorias?

undefined undefined

Olá pessoal,

Estou aqui mais uma vez postando algo que acredito é do interesse de todos aqueles que ja completaram ou estão perto de completar 18 anos. Já começaram as inscrições para a CNH gratuita, leia a matéria abaixo e faça a sua inscrição através do link.

Boa Sorte!

Prof. Neide

Alunos da rede estadual podem se inscrever no
Programa CNH Social
24/11/2011 - 13:25

Estudantes da rede pública de ensino já podem se inscrever para o Programa CNH Social, oferecido pelo Governo do Espírito Santo. O projeto irá fornecer gratuitamente a primeira habilitação (categorias A, B e AB) ou mudança de categoria (para as categorias D e E) para pessoas residentes em todo o Estado com renda familiar de até dois salários mínimos.

Os estudantes interessados devem efetuar a inscrição até o dia 02 de dezembro, às 18 horas, pelo site http://www.cnhsocial.es.gov.br./ O resultado da seleção será divulgado no dia 09 de dezembro, também pelo site do programa.

Para inscrever-se, o estudante deve estar devidamente matriculado nas escolas da rede pública e comprovar bom desempenho escolar, além de estar munido de seus documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Comprovante de residência e de renda). Outros requisitos são a maioridade (18 anos completos), saber ler e escrever e não estar judicialmente impedido de possuir CNH.

Podem ainda participar do programa os residentes no Estado que estiverem comprovadamente desempregados há mais de dois anos, os beneficiários do Programa Bolsa Família e os egressos do sistema prisional.

Em quatro anos, o Governo beneficiará 10 mil cidadãos em todo o Espírito Santo. Neste ano, serão oferecidas mil habilitações, sendo 500 para a Grande Vitória e 500 para as demais regiões do Estado.

undefined undefined

  PARA OS ALUNOS DOS 1º ANOS
Olá Pessoal,


Estou postando aqui o tipos de comidas e doces com influência afrobrasileira e indigena que achei para facilitar a escolha daquelas pessoas que querem participar do "Projeto Degustação" da Programação do Dia da Consciência Negra. Qualquer dúvida me procurem.

Bom Apetite pra vcs!

Neide


A culinária capixaba é rica, autêntica, leve e saborosa. A base dessa comida é indígena. Os principais pratos típicos capixaba são: Torta Capixaba, Muqueca Capixaba, Muma de Siri, Arroz de Cúrcuma, Peroá Frito, Bolinho de Arroz, Pela Égua, Bolo de Aipim com Coco, Siri na Telha, Doce de Abóbora com coco e Roupa Velha.


Outras comidas com influencia indígena e negra:

Mingau de Tapioca
Arroz-doce
Paçoca
Canjica
Cuscuz
Tapioca
Beiju
Muxa
Pamonha
Angu
Acaraje
Mungunzá
Vatapa
Pirão
Bobó
Pé de Moleque
Bolo de Batata Doce
Bolo de Fubá
Quindim
Mungunzá
Canjica
Pamonha
Maria Mole
Feijoada
Muqueca
Bolo de cenoura com chocolate
Empadinha
Cuscuz com carne seca

undefined undefined

MATÉRIA PARA OS ALUNOS DO 3º ANOS  - JET


Olá Pessoal,


Estou postando aqui o texto que utilizei na aula de hoje de JET, sobre o Dia da Consciência Negra e a entrevista da Presidente Dilma. Leiam novamente para podermos finalizar a discussão na proxima aula.
Bom estudo para vcs!

Neide

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel..

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra



CONSCIÊNCIA NEGRA

Consciência e com ciência...

Consciência negra não é coisa só para negros, mas sim para todos, negros, brancos e de todas as cores, pois antes de tudo somos iguais. Iguais, semelhantes, esta é a consciência que todos devemos ter.

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.

Nos links abaixo você vai encontrar algumas informações sobre o assunto, sendo algumas selecionadas da Síntese de Indicadores Sociais 2003, produzida pelo IBGE. Além dessas estatísticas, você também vai aprender um pouco sobre a importância de Zumbi dos Palmares e sobre os quilombos.

Fonte IBGE Teen

ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi foi o grande líder do quilombo Palmares, considerado herói da resistência anti-escravagista. Estudos indicam que nasceu em 1655 no quilombo, sendo descendente de guerreiros angolanos.

Com poucos dias de vida, foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, sendo entregue depois a um padre, conhecido como Antônio Melo que o batizou com o nome de Francisco.

Aos 15 anos, ele foge da casa do padre e retorna a Palmares, onde muda o nome para Zumbi. Ficaria conhecido em 1673, quando a expedição de Jácome Bezerra foi desbaratada. Um ano antes de sua morte, caiu em um desfiladeiro após ser baleado num combate contra as tropas de Domingo Jorge Velho, que seria mais tarde acusado de matá-lo. Dado como morto, Zumbi reaparece em 1695, ano de sua morte.

Aos 40 anos, ele morre após lutar contra milícias organizadas por donos de terras durante dezessete anos. Durante mais uma incursão comandada por Domingos, Zumbi foi abatido no seu esconderijo descoberto depois da traição de um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que revelou onde o líder se encontrava.

http://www.sitecurupira.com.br/negros/consciencia.htm


Dilma afirma que 'pobreza no Brasil tem face negra e feminina'


Por O Globo, com agências
Agência O Globo – 19/11/11 – 21h59min

SALVADOR - A presidente Dilma Rousseff disse neste sábado que "a pobreza no Brasil tem face negra e feminina". Daí a necessidade de reforçar as políticas públicas de inclusão e as ações de saúde da mulher, destacou, ao encerrar, em Salvador, o Encontro Ibero-Americano de Alto Nível, em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes. Em discurso, ela explicou por que as políticas de transferência de renda têm foco nas mulheres, e não nos homens: elas "são incapazes de receber os rendimentos e gastar no bar da esquina". Dilma destacou que, nos últimos anos, inverteu-se uma situação que perdurava no país, quando negros, índios e pobres corriam atrás do Estado em busca de assistência. Agora, o Estado é que vai em busca dessas populações, declarou.

Dilma também definiu a "invisibilidade da pobreza e a miséria" como a herança mais marcante da escravidão. Segundo ela, atrelada a essa herança, veio a visão das "elites" de que o país poderia crescer "sem distribuir renda e incluir". Nesse sentido, lembrou os programas inclusivos iniciados com a gestão do ex-presidente Lula e seu lema de que "pais rico é país sem pobreza".

Segundo Dilma, os afrodescendentes são os que mais sofrem com o desemprego, a violência e a extrema pobreza. Por essa razão, disse que "reverter esse quadro é o objetivo da Carta de Salvador" e defendeu as políticas públicas de promoção e igualdade social. Ao explicar a necessidade de ações de combate à pobreza, a presidenta citou o Programa Brasil sem Miséria, cujo objetivo é retirar 16 milhões de pessoas da pobreza extrema. No discurso, ela destacou ainda a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, no ano passado, além da obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira nas escolas. Dilma apontou também o fato de a data do evento coincidir com a da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, com o Dia Nacional da Consciência Negra, a ser comemorado amanhã (20), e com os 123 anos do fim institucional da escravidão no país. Nestes 123 anos, disse a presidenta, "sofremos as conseqüências dramáticas da escravidão" e foi preciso combater uma delas, a sistemática desvalorização do trabalho escravo, que resultou na desvalorização de qualquer tipo de trabalho no país.

Ela destacou ainda que as políticas dos países latino-americanos de estabelecer seus próprios mercados tem ajudado a América Latina a enfrentar a crise econômica internacional e permitir, assim, o desenvolvimento de políticas públicas sociais.

Por outro lado, manifestou-se preocupada com os rumos da crise. Para ela "o risco de instabilidade pode agravar as desigualdades sociais em todo o mundo". Ela lamentou que a recessão tenha sido imposta como receita para a crise na Europa.

- Sabemos que esse processo não dá certo, provoca desemprego, perda de ganhos sociais e não resolve o problema - disse, receitando "expansão do consumo e inclusão social" para o enfrentamento do problema.

A presidente lembrou ainda que recorrer ao FMI não é um bom negócio, assinalando que o Brasil só conseguiu melhorar a economia após pagar sua dívida com o Fundo. Focando na proposta de maior participação do gênero feminino nos governos, Dilma disse que a valorização das mulheres em todos os campos é urgente.

Chefe de estados e representantes de 14 países participaram do evento. Um deles, o presidente do Uruguai, José Mujica, não só apoiou os termos da Carta de Salvador como defendeu a proposta de que todos os homens e mulheres de origem africana recebam educação de qualidade. Mujica concorda que somente a educação é o caminho da igualdade social.

- A negritude não quer esmolas, mas oportunidades e direitos iguais - disse.

undefined undefined

Olá Pessoal,


Como eu prometi, esse espaço também serve para que você possa aproveitar as oportunidades oferecidas. Estava dando uma olhada no site da SEDU e vi uma notícia muito boa e que interessa a todos vocês, por isso estou postando aqui.

A SEDU vai oferecer cursos profissionalizantes gratuítos numa parceria com o SENAC E SENAI. A matéria abaixo traz todas as informações necessárias, tais como cronograma e os cursos oferecidos (link). Vocês também podem lê-la na página da própria SEDU http://www.educacao.es.gov.br/
Até a próxima,

Professora Neide.

Sedu divulga oferta de mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos


01/11/2011 - 15:13  por Maria da Glória Sarmento

Com a meta de oferecer oportunidades para jovens e adultos capixabas e capacitá-los para o mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o SENAI e SENAC, irá oferecer gratuitamente mais de 3 mil vagas em cursos de formação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) desenvolvido pelo Governo Federal.

O anúncio de oferta de vagas foi feito na manhã desta quarta-feira (01), em coletiva de imprensa realizada na sede da Sedu, em Vitória, pelo secretário de Educação Klinger Barbosa Alves.

Para o secretário, o programa acompanha a mudança na realidade produtiva do Estado e também de todo país somando aos esforços estaduais. “É preciso lembrar que este anúncio é apenas o inicio de várias ações que já vêm sendo estudas, discutidas e avaliadas há um bom tempo”, frisa Klinger Barbosa.

O Pronatec oferece duas modalidades de formação: cursos técnicos de no mínimo 800 horas e Formação Inicial Continuada (FCI) de 160 a 200 horas que serão ofertas pelo Sistema S (Senai e Senac), pela rede pública de ensino e Institutos Federais.

Durante a coletiva o secretário de Educação ressaltou ainda, a importância da iniciativa do Programa Integrado de Educação Profissional e Tecnológica (Proitec) lançado na Semana de Ciência e Tecnologia, pelo Governo do Estado, com o objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio.

“O programa que é uma parceria entre Sedu e Sect e também tem esta intenção de acompanhar as mudanças produtivas do Estado e também oferecer oportunidades para nossos jovens”, completa Klinger.

A primeira etapa o programa, a ser realizada ainda este ano, se constitui na oferta de 3.205 vagas em 32 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) distribuídos em 18 munícipios capixabas, destinadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual nas modalidades de Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para 2012, o programa será ampliado e além do FIC serão ofertados cursos técnicos.

Podem se inscrever na primeira etapa do programa, estudantes do 2º e 3º ano que estejam matriculados na rede pública estadual. As inscrições podem ser feitas pelo site da secretária – www.educacao.es.gov.br, no período de 7 a 10 de novembro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Proitec

O Programa Integrado de Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo Governo do Estado, é uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), com objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio.

O programa, em suas diferentes modalidades de oferta, reúne as redes de ensino federal, estadual e privada e articula-se com as políticas nacionais, a exemplo do Pronatec, como forma de potencializar os esforços para o entendimento ao ensino técnico.

Pronatec

Desenvolvido pelo Governo Federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem como meta formar mais de 3 milhões de profissionais até 2014, para isso irá contar com parcerias com o ensino federal, escolas públicas e órgãos do Sistema S de ensino (Sesc, Senai, Senac e Senat).

Cronograma:

Divulgação dos cursos oferecidos – 31de outubro a 7 de novembro
Seleção e pré-matrícula – 7 a 10 de novembro
Confirmação da matrícula e 1ª Chamada pela unidade ofertante – 11 a 14 de novembro
Início das aulas – 16 de novembro

Confira relação dos cursos oferecidos:

Senac
Senai

undefined undefined

Ola Pessoal,

O ENEM está ai e eu trago para vocês uma reportagem com dicas importantes para se dar bem na hora da prova e aproveitar ao máximo. Leia a matéria abaixo e depois deixe seu comentário ou até mesmo alguma dúvida.

Bjokas

Prof. Neide

Veja dicas importantes para fazer a prova do Enem com tranquilidade


Por Bárbara Nascimento
Yahoo! Notícias – 19/10/11
Agora, é hora de descanso. Não adianta se afundar nos livros

Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova, que dá acesso a várias instituições de ensino superior, será aplicada neste fim de semana (22 e 23) em todo o país. Para ajudar os estudantes a enfrentar essa maratona de testes, o Yahoo! Brasil ouviu um especialista no assunto, o professor Alberto Nascimento, coordenador de vestibular do curso Anglo.

Sem choro nem vela. Para o professor Alberto Nascimento, agora não adianta se desesperar nem se afundar nos livros. “Quem não estudou, não adianta estudar mais. Quem se dedicou precisa descansar”, afirma.

Veja as dicas que o professor Alberto sugere aos 5,3 milhões de estudantes inscritos no Enem:

Sexta-feira (21) é dia de descanso e um bom momento para conhecer o local da prova. O candidato pode avaliar a melhor condução e o tempo de deslocamento (não esqueça de adicionar o fator segurança, como pneu furado ou ônibus quebrado);

Descansar é essencial. Durma cedo na sexta-feira (21) e no sábado (22);

Nos dias anteriores à prova, é importante separar o material que será usado: documento de identidade, cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente;

Leve somente o necessário. Nada de apostilas, notebook ou tablets para a prova; o uso desses materiais não é permitido;

Tome café-da-manhã reforçado e almoce cedo; ficar com fome na hora da prova não é uma boa ideia;

Chegue às 12h (horário de Brasília) para evitar atrasos. Aproveite o tempo extra para descansar, conversar e descontrair;

Administre seu tempo. Responda logo às questões mais fáceis e não fique preso à redação;

Não tenha pressa. Sair mais cedo não é vantagem; vantagem é acertar o maior número de questões;

Se não sabe a resposta, é melhor arriscar e “chutar” do que deixar a questão em branco;

Capriche na letra da redação e não fuja do tema. Se a questão pede para falar sobre aeroportos, não escreva sobre aviões;

Os examinadores aceitam as duas formas ortográficas, mas é bom seguir um padrão ao escrever a redação;

Tenha cuidado ao preencher o cartão de respostas: fique atento ao respondê-lo, não esqueça de escrever a frase que consta na capa do caderno de questões e assinalar a cor dele.

Sobre a prova

A aplicação das provas será dividida em dois dias. Na sábado (22), os candidatos terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo (23), a avaliação – com duração de cinco horas e meia – terá questões de linguagens, códigos e matemática, além da redação.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/veja-dicas-para-fazer-a-prova-do-enem-com-tranquilidade.html

undefined undefined

Olá Pessoal,

Sei que ando em falta com vocês, pois falei que ia postar as matérias dadas em sala bem como alguns links de pesquisa aqui no blog e ainda não postei. Porém ultimamente tenho enfrentado alguns problemas familiares que estão tomando quase todo meu tempo. Mas agora tudo vai melhorar, pois gentilmentente o Júlio (2ªA) vai me  auxiliar aqui e assim logo logo vou cumprir o prometido. Aproveito para desejar mesmo que atrasado um FELIZ DIA DAS CRIANÇAS a todos os meu alunos e visitantes!

Até breve,

Prof. Neide

undefined undefined

Novo contador de visitas badico adicionado a lateral direita do blog.
Codigos: addsens
Desenvolvedor: julio cezar
Pós-contagem: manual/AL

undefined undefined

Onze temas atuais que podem aparecer no Enem 2011 - Educação - Notícia - VEJA.com

undefined undefined

Olá Pessoal,

Como eu prometi, esse espaço também serve para que você possa se inserir no mercado de trabalho. Recebi de uma amiga um email com algumas oportunidades de emprego e estou postando aqui. Espero que ajude há alguns de vocês.

Até a próxima,

Professora Neide.


OPORTUNIDADE DE EMPREGO

O Shopping Mestre Álvaro na Serra abre vagas de emprego e a inauguração está prevista para novembro 2011. Confira abaixo algumas vagas disponíveis no Shopping Mestre Álvaro na Serra.

C&A Modas Ltda.

70 vagas para cargos como operadores de vendas, fiscais de lojas e manutenção. Interessados enviar currículo através do site www.cea.com.br

Riachuelo

100 vagas para cargos como vendedores, operadores de caixa, estoquistas. Interessados enviar currículo para serramestresh@riachuelo.com.br, aos cuidados de Andreia, com cargo de interesse no assunto.

Grupo Araújo de Cinemas

Cerca de 35 vagas para cargos como gerente, operadores, atendentes de bilheteria e limpeza. Interessados enviar currículo com cargo pretendido no assunto para marcos.cinearaujo@terra.com.br

Etna

32 vagas para os seguintes cargos: gerente de loja, gerente de setor, supervisor de setor, supervisor de prevenção de perdas, supervisor de logística e depósito, assistente RH, técnico de manutenção, fiscal de caixa, montador, fiscal de prevenção de perdas, promotor de vendas I e II e auxiliar de loja. Os interessados devem enviar currículo para Priscila Rodrigues (Coordenadora de R&S Etna): priscila.rodrigues@etna.com.br

Vivara

09 vagas para os seguintes cargos: gerente de loja, vendedoras e estoquistas. Enviar CV para Audrey Montechezi: audrey.montechezi@vivara.com.br

Grupo Yan Ping

100 vagas para cargos como gerente, cozinheiro, auxiliar de cozinheiro, outros. Enviar currículos para yanpingrecursoshumanos@gmail.com

Digital Tiger

20 vagas para os cargos: vendedor, caixa, estoquista, gerente. Currículos para rh@digitaltiger.com.br

Hi Tech

12 vagas para cargos: vendedor, gerente, outros. Currículos para rh@hicompras.com.br

Pizza Parlor

18 vagas para cargos como: gerente, pizzaiolo, atendente geral, entre outros. Currículos para pizza@parlor.com.br

Creps

14 vagas para cargos como: caixa, gerente, outros. Cadastrar currículos em www.creps.com.br

Pipocando

6 vagas para cargos como: atendente, caixa, outros. Currículos para contato@pipocandoes.com.br

Metal Nobre

12 vagas para cargos: vendedor, caixa. Currículos para lojas@metalnobreonline.com.br

Bahamas

12 vagas para cargos como vendedor, caixa, outros. Currículos para rh_bahamas@terra.com.br

Empório Maia

5 vagas para cargos de vendedor e caixa. Currículos para empreendedor2011@bol.com.br

M Martan

7 vagas para vendedores e caixas. Currículos para mmartanes@mmartanes.com.br

Konik

6 vagas para vendedor e caixas. Deixar currículo nas lojas da marca

Vivenda do Camarão

14 vagas para caixas, atendentes e auxiliares de cozinha. Deixar currículo no restaurante da marca no Shopping Praia da Costa, Vila Velha.

Bobs e Spoleto

55 vagas para atendente, caixas e outros. Enviar currículos para vagasbobs@gmail.com

Primo

20 vagas para vendedores, caixas e outros. Enviar currículo para primordiall@terra.com.br

Renner

Cadastro de currículo através do site www.lojasrenner.com.br

Ricardo Eletro

Cadastro de currículo através do site www.ricardoeletro.com.br

Dadalto

Enviar currículo para curriculos@grupodadalto.com.br ou deixar nas lojas da marca


"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."

undefined undefined

Olá Pessoal,

Estou postando aqui a matéria que os alunos  de recuperação em SOCIOLOGIA e JET terão que estudar para fazerem a prova de Recuperação Trimestral. O periodo da Recuperação vai do dia 12/09/11 a 19/09/11. 

O nome dos alunos que ficaram de Recuperação Trimestral estará afixado em cada sala a partir de segunda-feira (12/09).

 Bom estudo para vcs!

Neide
ALUNOS EM RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL


SOCIOLOGIA

1º Anos - Matéria da Prova: matéria e o exercicio da folha do Durkheim e a matéria sobre Bullying.

2º Anos - Matéria da Prova: Estudo dirigido e matéria aula 1 e aula 2 sobre globalização.

3º Anos - Matéria da Prova: Matéria e exercício sobre Cultura como processo.

JET

3º Anos - Matéria da Prova: Estudo Dirigido sobre NTIC, Sociedade da Informação e Capital Intelctual.

undefined undefined

SOCIOLOGIZANDO ...

Olá pessoal,

Trago duas notícias interessantes para vocês: a primeira delas, diz respeito a um fato político e esse fato torna-se muito importante por ser um fato histórico inédito (a separação do poder político do poder espiritual no Tibet). A segunda, interessa  àqueles alunos que sonham em estudar fora do Brasil (já é possível que isso torne-se realidade).

As matérias seguem abaixo .. desejo a vocês uma boa leitura e aguardo os seus comentários.

Professora Neide

Sucessor político do Dalai Lama presta juramento como premier

Por Lobsang Wangyal
AFP – 6 horas atrás

Lobsang Sangay, um advogado de 43 anos formado em Harvard, prestou juramento nesta segunda-feira como novo primeiro-ministro do governo tibetano e sucessor político do Dalai Lama.

Sangay fez o juramento em uma cerimônia presidida pelo Dalai Lama no templo de Tsuglagkhang, o centro espiritual de Dharamsala, a cidade na região norte da Índia onde fica a sede do governo no exílio.

Sangay, que nunca visitou o Tibete, sucederá o Dalai Lama em uma mudança histórica na política tibetana, já que pela primeira vez não estará dominada por líderes religiosos.

A figura do novo premier terá uma importância renovada, mas o Dalai Lama, de 76 anos, manterá a posição como líder espiritual e tomará as principais decisões políticas.

O desafio de Sangay é gigantesco. O líder espiritual tem uma profunda influência sobre os tibetanos, enquanto o novo primeiro-ministro é pouco conhecido fora de algumas alas da comunidade no exílio.

Em público ele manifesta apoio à política do Dalai Lama de buscar uma "autonomia significativa" para o Tibete sob o controle da China, mas por sua idade e por ter integrado o Congresso da Juventude Tibetana é objeto de especulações de que poderia ocultar uma agenda mais radical.

O Dalai Lama luta pelos direitos dos tibetanos desde que partiu para o exílio na Índia em 1959, quando fracassou uma revolta contra o domínio chinês, exercido desde o início daquela década.

Empresários pagarão bolsas para estudantes, diz Dilma


Em segunda-feira 8/8/2011, às 11:20

A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje, em seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", que já conta com a palavra de empresários para bancar 25 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes e pesquisadores. Ela disse que já obteve o comprometimento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), além de companhias estrangeiras instaladas em território nacional. Junto com outras 75 mil bolsas bancadas pelo governo federal, as 25 mil fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras, que busca incentivar a inovação tecnológica para impulsionar a indústria nacional. "Eu tenho certeza de que vamos alcançar as 25 mil bolsas", afirmou.

O plano do governo é oferecer oportunidade de estudo e pesquisa em universidades do exterior nas áreas de ciências exatas, engenharia, matemática, física, biologia, ciência da computação, ciência médica e a todas as áreas tecnológicas. De acordo com Dilma, o Brasil precisa de qualificação profissional para competir em condições de igualdade com países que são referência tecnológica.

"São especialidades fundamentais para a nossa economia, sobretudo para dar competitividade à indústria para que nós possamos criar empregos de qualidade em larga escala", disse a presidente. "Em um cenário internacional de alta competitividade, ou nós inovamos ou nossos produtos não vão ter mercado lá fora."

De acordo com Dilma, a seleção dos bolsistas será realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos que atingirem ao menos 600 pontos na prova estarão habilitados para concorrer a uma das bolsas de estudo. Além disso, as vagas podem ser ofertadas a premiados em olimpíadas científicas e a estudantes já envolvidos em iniciação científica. "A partir de agora, estudar no exterior não vai ser um privilégio dos mais ricos, vai ser uma oportunidade para os estudantes que se esforçarem, mesmo aqueles de famílias mais pobres."

undefined undefined

SOCIOLOGIZANDO ...

Extra, Extra, Extra ...

Essa notícia é quente .. por isso preste muita atenção em sua leitura, pois para você que conhece a história de CUBA isso é um marco histórico na história desse país, portanto dada a sua importância é muito provável  vir como tema do Enem.

Aguardo os comentários.

Professora Neide

Parlamento de Cuba aprova reformas econômicas

01/08/2011 17h52 - Atualizado em 01/08/2011 18h26     Da BBC

Cubanos poderão comercializar casas e automóveis, o que na prática signfica a volta da propriedade privada na ilha.

imprimir O Parlamento de Cuba deu luz verde nesta segunda-feira a um plano de reformas econômicas que deve trazer mudanças importantes ao modelo comunista vigente no país. Entre as medidas está a comercialização de moradias, o que significa a volta da propriedade privada à ilha.

A reforma foi aprovada pela Assembleia Nacional do Poder Popular, cuja sessão foi aberta pelo presidente Raúl Castro.

Castro vem defendendo reformas que possibilitem a criação de um mercado livre limitado desde que recebeu o poder das mãos do irmão, Fidel, em 2008.

Com a aprovação do plano, os cubanos vão poder, pela primeira vez em 50 anos, comprar propriedades. A escassez de habitações é um dos grandes problemas da ilha, já que apenas a troca de casas é permitida (sem uso de dinheiro), o que provocou a criação de um mercado negro para a aquisição de moradias.

A compra de mais de um automóvel também será permitida.

Ainda é prevista a eliminação de um milhão de empregos no setor público. Viagens ao exterior também serão facilitadas, assim como será autorizada a abertura de pequenos negócios.

O pacote com 313 medidas foi desenhado em abril deste ano, durante o Congresso do Partido Comunista.

Comunismo

Durante a sessão no Parlamento, o deputado José Luiz Toledo Santander, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, ressaltou que, apesar da reforma, a Constituição de Cuba reconhece que o Partido Comunista 'é a força dirigente superior da sociedade e do Estado', segundo o jornal Juventud Rebelde.

As mudanças ficam a cargo da Comissão de Implementação, que segundo o jornal irá definir, de maneira concreta, 'o conceito de elementos teóricos do modelo cubano que se atualiza e propor normas jurídicas'.

A comissão tem ainda a missão de implementar um novo modelo de gestão nas empresas estatais de Cuba.

FONTE PESQUISADA: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/parlamento-de-cuba-aprova-reformas-economicas.html

undefined undefined

SOCIOLOGIZANDO ...


Olá pessoal,

Dando continuidade as reportagens que acho importantes trago mais duas:  A aprovação gratuita de anticoncepcional para as mulheres nos EUA e a aprovação do acordo da dívida dos EUA pela Câmara.

Aguardo os comentários de vocês.

Professora Neide


EUA aprovam anticoncepcional gratuito para mulheres

Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 1/8/2011 14:36

Por Alina Selyukh

WASHINGTON (Reuters) - As companhias de seguro de saúde norte-americanas terão de oferecer às mulheres anticoncepcionais gratuitos e outros serviços de saúde preventiva de acordo com regras do governo Obama divulgadas nesta segunda-feira, numa decisão histórica apoiada por grupos de planejamento familiar e criticada por grupos conservadores.

As regras do Departamento de Saúde e de Serviços Humanos são parte de uma grande reforma no sistema de saúde do país e seguem em boa medida as recomendações de um grupo de aconselhamento divulgadas no mês passado.

O relatório do Instituto de Medicina dos EUA (IOM, na sigla em inglês), comissionado pelo governo Obama, recomendou que todos os métodos anticoncepcionais aprovados pelos EUA - incluindo a 'pílula do dia seguinte', tomada pouco depois da relação sexual para interromper a gravidez - sejam somados à lista de serviços de saúde preventiva.

A recomendação sofreu oposição de grupos conservadores e religiosos que são contra o uso de dinheiro do contribuinte para financiar o controle da natalidade, especialmente a 'pílula do dia seguinte'.

As diretrizes entram em vigor nesta segunda-feira, exigindo que as seguradoras proporcionem cobertura gratuita dos serviços de saúde preventiva para mulheres inscritas em todos os planos novos iniciados em agosto de 2012.

'Essas diretrizes históricas têm como base a ciência e a literatura existente e ajudarão a garantir que as mulheres obtenham os benefícios em saúde preventiva de que necessitam', disse a secretária de Serviços Humanos e de Saúde, Kathleen Sebelius, em um comunicado.

A secretaria adicionou uma emenda permitindo que as instituições religiosas escolham cobrir ou não os serviços de contracepção em seus seguros. A Conferência dos Bispos Católicos dos EUA pediu que a Secretaria de Saúde exclua os anticoncepcionais como um serviço.

A adoção das recomendações é uma vitória para as organizações como o Congresso Americano de Obstetrícia e Ginecologia e Paternidade Planejada.

$INS01; Line LNY Insave:- TI line name (Map report)


Câmara dos EUA aprova plano bipartidário para evitar moratória

EFE – 11 horas atrás

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira por 269 votos a favor e 161 votos contra o acordo bipartidário que permitirá elevar o teto de dívida pública americana antes da data limite de 2 de agosto e evitar, assim, que o país entre em moratória.
 
A proposta, que ainda deve ser ratificada pelo Senado, inclui um plano de redução do déficit americano de pelo menos US$ 2,1 trilhões na próxima década, exclusivamente através de cortes nos gastos públicos.
 
Apesar da aprovação majoritária, que requeria uma maioria simples de 216 votos a favor, a votação reflete a divisão dentro do Partido Democrata, onde houve um empate de 95 votos.
 
Alguns dos legisladores democratas manifestaram oposição ao plano, que não incluía um aumento de impostos aos mais ricos, como se tinha proposto em um primeiro momento.

Do lado republicano, no entanto, o plano foi apoiado pela grande maioria dos representantes, apesar das reservas demonstradas inicialmente pela ala mais conservadora do partido, refletida no movimento Tea Party.

O pacto bipartidário, anunciado neste domingo à noite pelo presidente americano, Barack Obama, foi elaborado pelo líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, e pelo líder da minoria republicana nessa casa legislativa, Mitch McConnell.

Reid informou que, no meio-dia (local) desta terça-feira, o Senado submeterá a votação o plano de elevação do teto da dívida, atualmente em US$ 14,29 trilhões.

A votação da Câmara era considerada o obstáculo mais complicado para que esta medida fosse aprovada, por isso se abre o caminho para sua aprovação definitiva.

Minutos antes da votação, a Casa Branca emitiu um comunicado em que assegurou que o presidente Obama vai sancionar o projeto caso ele seja realmente aprovado pelo Congresso.

Aos senadores, ainda resta um dia antes de expirar o prazo estipulado pelo Tesouro americano para que os EUA entre em moratória. EFE

undefined undefined

SOCIOLOGIZANDO ...

Olá pessoal,
Como prometi sempre mantê-los informados do que acontece no nosso Estado, Brasil e Mundo vou postar uma série de reportagens muito importantes. Peço que você leia com muita atenção, pois alguns desse assuntos podem ser tema de alguma questão no Enem. Entao vou começar postando duas notícias sobre a situação vivenciaa no Chifre da África e na Síria.

Aguardo os comentários de vocês.

Professora Neide

ONU alerta que situação no Chifre da África piora diariamente

Por EFE Brasil, EFE Multimedia, Atualizado: 1/8/2011 16:03


Nações Unidas, 1 ago (EFE).- A crise humanitária que atinge a região do Chifre da África piora diariamente e há o risco de a crise de fome decretada em duas regiões da Somália se ampliar a outras cinco ou seis áreas, alertou nesta segunda-feira a subsecretária geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos.

'A crise está se intensificando no Chifre da África. No Quênia, Etiópia, Somália e Djibuti, há 12,4 milhões de pessoas com extrema necessidade de ajuda, enquanto a situação piora', disse Amos à imprensa na sede da ONU em Nova York, onde enfatizou que a situação é particularmente preocupante na Somália.

Nesse país, Amos disse que a crise humanitária pode atingir proporções ainda mais catastróficas, 'a menos que haja um aumento em massa da resposta internacional'.

'A crise de fome pode se estender em breve a outras cinco ou seis regiões', alertou o responsável do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha). 'Dezenas de milhares de somalis já morreram e centenas de milhares enfrentam uma crise de fome com consequências para toda a região'.

Amos falou sobre histórias de mães somalis que se veem obrigadas a abandonar seus filhos enquanto caminham durante semanas fugindo da seca e da fome, além de crianças órfãs que lotam os campos de refugiados da região, devido à 'pior seca dos últimos 60 anos'.

'Essas histórias e essas imagens são uma chamada de atenção que nos lembram que devemos fazer o máximo possível para aliviar seu sofrimento e quanto possamos para que (a crise de fome) não ocorra novamente', disse a subsecretária geral do organismo, que visitou recentemente a região.

A ONU decretou no dia 20 de julho estado de crise de fome em duas regiões do sul da Somália, Bakool e Baixa Shabelle, algo inédito neste país nos últimos 20 anos. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Por EFE Brasil, EFE Multimedia, Atualizado: 1/8/2011 16:54


Exército sírio mantém ampla ofensiva no 1º dia do mês do Ramadã

Cairo, 1 ago (EFE).- O Exército sírio provocou nesta segunda-feira, primeiro dia do mês sagrado do Ramadã, a morte de pelo menos seis pessoas ao dar continuidade à sua ampla ofensiva para reprimir os protestos contra o regime do presidente Bashar al Assad.


O presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdul Rahman, disse por telefone de Londres à Agência Efe que pelo menos quatro pessoas morreram na cidade de Hama e outras duas na cidade de Abu Kamal, na província oriental de Deir ez Zor.

As seis vítimas foram mortas por disparos das forças de segurança, que mantiveram nesta segunda-feira sua repressão nas mesmas regiões que no domingo foram palco de grandes manifestações e onde dezenas de pessoas morreram.

'O regime sírio tentou controlar os protestos antes do Ramadã, mas é impossível parar esse movimento', assegurou Rahman, que disse que apesar das maciças detenções e dos assassinatos, mais de 1,5 milhão de pessoas saíram às ruas para participar das manifestações.

No domingo, véspera do início do Ramadã, dezenas de pessoas morreram em várias cidades do país, principalmente em Hama, onde o Observatório Sírio calculou em 52 o número de mortos.

Por sua vez, o grupo opositor Comitês Locais de Coordenação explicou que as vítimas em Hama morreram por um bombardeio indiscriminado de tanques e de artilharia pesada do Exército no bairro de Hamidiya.

Em Abu Kamal, os comitês informaram sobre dois mortos durante um ataque similar lançado por soldados e pistoleiros que o grupo acusa de servir o regime.

Uma das vítimas é uma criança de 13 anos, que morreu após ser atingida na cabeça.

O grupo opositor também informou sobre a morte de um homem de 35 anos na cidade de Deir ez Zor por disparos de franco-atiradores que se encontravam nos telhados de alguns edifícios.

Além disso, segundo Rahman, várias testemunhas revelaram que diversos tanques se dirigem para Deir ez Zor pela estrada que une esta cidade a Damasco.

O presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos também afirmou que o Exército sírio irrompeu em uma região ao noroeste de Homs onde as tropas detiveram cerca de 20 pessoas e feriram outras 15.

Em distintas cidades como Damasco e Latakia (norte) foram lançadas chamadas no Facebook para que a população organizasse manifestações diante das mesquitas depois da oração muçulmana da madrugada.

Por sua vez, Assad elogiou as Forças Armadas por sua 'lealdade' em discurso divulgado nesta segunda-feira por ocasião do 66º aniversário de sua criação.

Na felicitação, publicada na revista do Exército e recolhida pela agência oficial 'Sana', o líder considera que desde sua criação, as Forças Armadas foram 'um modelo de compromisso com as causas da nação e defensoras de seus direitos'.

Assad afirmou que existe uma 'conspiração cuidadosamente preparada para fragmentar a Síria', mas, segundo ele, aqueles que a tramaram 'esquecem que a Síria tem características únicas que a tornam imune às conspirações'.

Segundo grupos opositores, desde meados de março, o regime de Assad acusa grupos armados e terroristas de estarem por trás dos protestos, cuja repressão resultou na morte de 1,6 mil civis e de 369 membros das forças de segurança.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

undefined undefined

SOCIOLOGIZANDO ...

Olá pessoal,

Nós estamos sempre pensando e falando de pobreza, de pessoas que tem tudo e de outras que nada tem. Isso me leva a questão das classes sociais. Nos ultimos anos muitas foram as mudanças do ponto de vista econômico: a pirâmide que mede a quantidade de pessoas em cada classe vem se alterando significativamente e o comportamento do brasileiro acompanha essas mudanças. Mas como isso se mostra no cotidiano? Quais as influências que trazem para nossa vida? Vem comigo e vamos juntos dar uma olhadinha nessa matéria ai abaixo e ver os resultados de uma pesquisa feita pela Cepea.

E depois que você ler, eu aguardo o seu comentário.

Professora Neide

  Gastos das classes D e E com alimentação equivalem
 a 40% dos gastos das classes A e B

INFOMONEY
Em segunda-feira 25/7/2011, às 15:41


SÃO PAULO – As classes D e E gastam mensalmente, em média, R$ 196,23% com alimentação dentro do domicílio. O valor equivale a 40% do que é gastos pelas classes A e B, que despendem em torno de R$ 504,02 ao mês com estes itens. Os gastos da classe C somam R$ 315,82 no mês.
Os dados são do estudo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulgado nessa segunda-feira (25), com base na POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que avaliou os hábitos de consumo dos brasileiros de 2002 a 2008.

De acordo com o levantamento, os gastos com carnes e ovos são os que mais impactam na conta no final do mês em todas as classes sociais, como mostra a tabela abaixo:

Gasto mensal com alimentação
Itens                                                       Classe D/E                 Classe C                  Classe A/B
Arroz, feijão e outras leguminosas             R$ 22,79                    R$ 23,51                    R$ 22,32
Macarrão e outras farinhas                        R$ 11,85                   R$ 13,20                     R$ 17,84
Hortaliças                                                R$ 9,18                     R$ 15,73                     R$ 24,77
Frutas                                                     R$ 6,87                     R$ 14,86                     R$ 29,90
Carnes e ovos                                          R$ 61,44                   R$ 92,42                     R$ 125,46
Leites e derivados                                    R$ 19,34                    R$ 36,98                     R$ 65,83
Pães e biscoitos                                      R$ 20,35                    R$ 33,63                     R$ 50,63
Bebidas em geral                                     R$ 15,65                    R$ 31,11                     R$ 57,60
Outros                                                    R$ 28,80                    R$ 54,40                     R$ 109,68
Fonte: Cepea

Panorama
De acordo com o estudo, em valores nominais, a despesa média mensal familiar passou de R$ 1.465,31 em 2002 para R$ 2.134,77 em 2008.


Em 2002, a família brasileira gastava com alimentação em média R$ 304,12 por mês e, em 2008, passou a desembolsar R$ 421,72 mensalmente - incluindo gastos dentro e fora do domicílio.

Consumo geral
Entre os anos da pesquisa, houve aumento da participação dos gastos com carnes nas despesas em todas as classes de renda, especialmente nas D/E. Por outro lado, o arroz, feijão, pães e biscoitos tiveram sua participação reduzida nos gastos em 2008, em relação a 2002.

Já as hortaliças apresentaram estabilidade em sua participação na mesa dos consumidores das classes A/B e C, já na classe D/E houve pequeno aumento no período. No caso das frutas, a classe A passou a gastar menos, enquanto as classes D/E se mantiveram no mesmo nível de consumo, e a C foi a única classe que aumentou o consumo de frutas no período.


Alimentação fora do lar
Também foram avaliados os gastos das famílias brasileiras com alimentação fora do domicílio.

Nas classes A/B, o gasto médio mensal é 200,59% maior que a média das demais classes, ou seja, enquanto a média é de R$ 131,33, a classe A/B gasta R$ 394,77 por mês com alimentação fora de casa.


Já o gasto da classe C se mantém perto da média, com R$ 134,94 mensais. Por outro lado, as classes D/E gastam 64,32% a menos que a média de todas as classes.

Mais frutas e menos hortaliças
De acordo com o estudo, na mesa dos brasileiros o consumo de frutas cresceu e o de hortaliças diminuiu.


Houve um incremento de 4,38 quilos no consumo de frutas por pessoas, ao ano, nos lares brasileiros. Em 2002, a média era de 24,49 kg por pessoa e passou para 28,86 kg em 2008.

Já as hortaliças tiveram redução de 1,93 kg por pessoa entre 2002 e 2008. O consumo por pessoa ao ano nos lares era de 29 kg em 2002 e 27,8 kg em 2008.

A principal hortaliça consumida pelos brasileiros é a batata, que apresentou redução de 14,63% no consumo, sendo que em 2002 eram consumidos 6,56 kg por pessoa ao ano, e em 2008 passaram a ser consumidos 5,60 kg.

Já a fruta mais consumida pelos brasileiros é a banana. Em 2002, eram consumidos 7,01 kg por pessoa ao ano e em 2008 houve crescimento de 9,56%, passando para 7,68 kg.
Consumo

undefined undefined

SOCIOLOGIZANDO ...

Olá pessoal,

Estava aqui trabalhando no pc e ao mesmo tempo me inteirando das notícias de hoje quando uma em particular chamou-me a atenção. Ás vezes achamos que os políticos fazem promessas durante a campanha e quando chegam ao cargo não cumprem o prometido. A presidente Dilma em sua campanha à presidência disse que iria lutar para que o governo brasileiro acabasse com a extrema miséria existente no Brasil. Na minha opinião, penso que se ela conseguir diminuir os índices existentes já será um grande avanço para o país. E parece que ela já deu o pontapé inicial nessa promessa.  Leia a matéria abaixo e veja como isso está sendo feito e como você também pode contribuir nessa luta (veja as partes marcadas em negrito), pois ela não é so governamental, mas de cada cidadão brasileiro. Se você tiver algo a dizer sobre esse assunto, dialogue comigo deixando seu comentário neste post. Até a próxima!

Professora Neide


..Dilma: Brasil ainda tem "um Chile de miseráveis"


Por Letícia Lins (leticia.lins@oglobo.com.br)
Agência O Globo – 1 hora 24 minutos atrás

ARAPIRACA, AL - A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que, embora o Brasil tenha conseguido tirar "uma Argentina da miséria" (40 milhões de pessoas) ainda resta "um Chile de miseráveis" (16 milhões), dos quais 9,6 milhões residem no Nordeste, principalmente nas áreas rurais. Por esse motivo, ela se encontra hoje no interior de Alagoas, lançando o programa 'Brasil sem Miséria', que contempla uma série de ações que vão da construção de cisternas e pequenos sistemas de abastecimento de água a ações que permitam a pequenos agricultores terem acesso às gôndolas dos supermercados. Normalmente, no interior no Nordeste, os pequenos produtores só conseguem comercializar seus produtos nas feiras.

Dilma fez um apelo a toda a população brasileira, e pediu que as pessoas, quando forem fazer suas compras, prestem atenção e deem prioridade aos produtos com a seguinte marca: "Brasil sem miséria e agricultura familiar desenvolvida".

O pontapé inical foi dado hoje no municipio de Arapiraca, a 135 km de Maceió, onde ela visitou uma unidade de empacotamento de farinha, cujo produto chegará aos supermercados em pequenas embalagens. Antes só era possível vender o alimento em sacas de 60 kg.

- Se brasileiros e brasileiras se dispuserem a enfrentar e encarar esse mesmo desafio que é ultrapassar a extrema miseria no nosso pais, poderão contribuir escolhendo esses produtos na gôndola.

Neste momento a presidente está reunida com todos os governadores do Nordeste, porque, segundo ela, esse trabalho não pode ser feito sem a ajuda deles ou dos prefeitos da região. Ao contrário do presidente Lula, que sempre fechava as reuniões politicas, Dilma fez a abertura e transformou o encontro numa disciplinada reunião de trabalho

...

undefined undefined

MATÉRIA DE JET + ESTUDO DIRIGIDO PARA OS 3º ANOS

OLÁ ALUNOS DOS 3º ANOS,

ESTOU POSTANDO AS 03 MATÉRIAS DE JET QUE ESTAMOS TRABALHANDO EM SALA EM UM SÓ ARQUIVO.

ESTOU POSTANDO TAMBÉM O ESTUDO DIRIGIDO DESSAS 03 MATÉRIAS + A MATÉRIA SOBRE EMPREENDEDORISMO. ESSE ESTUDO DIRIGIDO É PARA SER FEITO INDIVIDUAL E VALERÁ 10 PONTOS.

PARA VOCÊ BAIXAR OS ARQUIVOS PARA O SEU PC É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO.

PROFESSORA NEIDE ...