Olá Pessoal,
Sempre que falamos em sala de aula sobre política e políticos aparece logo de cara a palavra corrupção. Isso acontece porque nós brasileiros que escolhemos os nossos candidatos não fiscalizamos o que eles têm feito, quanto tem gastado da verba pública e em quê. A reportagem a seguir mostra que podemos sim fiscalizar tudo isso e que esses dados estão disponíveis para a população em geral. O que acontece é a falta de conhecimento que temos desses mecanismos de controle da verba pública e na maior parte das vezes de nosso desinteresse pelo assunto. Não basta escolher e votar, é preciso fiscalizar e cobrar de quem estiver cometendo atos de corrupção. Agora é com você! Você que deseja um Brasil mais justo e igualitário pode começar se informando através da notícia abaixo e exercendo seu direito de cidadão. Para conhecer cada site clique no nome e ele te direcionará para a página.
Aguardo sua opinião sobre esse post.
Um abraço...
Prof. Neide
SAIBA COMO FISCALIZAR OS GASTOS COM A VERBA PÚBLICA
Por Redação Yahoo! Brasil
Yahoo! Notícias – 7 horas atrás
Notícias de escândalos de corrupção no Brasil não são novidade. O que poucos sabem é que o acesso a informações de gastos com a verba pública está disponível para a população em geral. Diversos sites – inclusive os oficiais – ajudam o eleitor a fiscalizar minuciosamente os orçamentos de cada órgão e acompanhar as ações dos políticos. Com essas ferramentas, fica fácil descobrir quando um deputado federal pagar caro num restaurante e manda a conta para a Câmara.
Veja a lista de sites abaixo:
Amarribo: Atua na promoção da cultura da probidade e na fiscalização de gastos públicos, além de disponibilizar informações para a formação de ONGs fiscalizadoras de prefeituras e câmaras municipais em todo o Brasil.
Às Claras: Projeto da ONG Transparência Brasil que permite saber quem financia quem nas campanhas políticas, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Contas Abertas: Acompanhamento dos gastos públicos de todos os poderes. O portal oferece cursos online gratuitos sobre execução orçamentária e disponibiliza dados das transferências feitas pela União para Estados e municípios.
Controladoria Geral da União: O cidadão pode verificar os relatórios de fiscalizações de municípios e irregularidades sobre a transferência de verbas.
Copa Transparente: Portal criado pelo Senado para fiscalizar a Copa do Mundo de Futebol 2014.
ONG Transparência Brasil: O site carrega o histórico dos governadores e parlamentares brasileiros no Congresso Nacional, assembleias estaduais, câmaras das capitais. Ainda é possível ler matérias sobre corrupção nos jornais.
Portal Transparência: Por meio do portal é possível consultar detalhadamente todos oconvênios firmados pelas prefeituras e governos estaduais com a União. A atualização dos dados é diária.
Siga Brasil: Sistema de informações que permite acesso a diversas bases de dados sobre planos e orçamentos públicos federais.
Vote na Web: Possibilita inteiração e opinião dos internautas sobre os projetos de lei que estão sendo votados no Congresso Nacional.
|