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PARA OS ALUNOS DO 3º ANO B - SOCIOLOGIA

Ola Pessoal,

Como combinado hoje em sala estou postando a matéria toda sobre multiculturalismo e o exercicio para vcs fazerem e entregarem na data que combinamos (até quarta-feira 30/11). Esse exercício faz parte da ultima avaliação de Sociologia, portanto, não deixem de fazer.


Abraço


Prof. Neide
MULTICULTURALISMO

É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”.

O multiculturalismo implica reivindicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outras).

A doutrina multiculturalista dá ênfase à idéia de que as culturas minoritárias são discriminadas, sendo vistas como movimentos particulares, mas elas devem merecer reconhecimento público. Para se consolidarem, essas culturas singulares devem ser amparadas e protegidas pela lei. O multiculturalismo opõe-se ao que ele julga ser uma forma de etnocentrismo (visão de mundo da sociedade branca dominante que se toma por mais importante que as demais).

A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência. Sociedades pluriculturais coexistiram em todas as épocas, e hoje, estima-se que apenas 10 a 15% dos países sejam etnicamente homogêneos.

MULTICULTURALISMO NO BRASIL

Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização. E uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo. Podemos dizer que este processo de imigração começou em 1530 quando os portugueses deram início à colonização do Brasil. Os primeiros imigrantes não-portugueses que vieram para o Brasil foram os africanos, que eram utilizados como escravos nas lavouras de café.


Graças ao rápido desenvolvimento das plantações de café, esta colonização intensificou-se a partir de 1818, quando para cá vieram imigrantes de fora de Portugal à procura de oportunidades. Vieram suíços, alemães, eslavos, turcos, árabes, italianos, japoneses, entre outros.


O caso brasileiro é bem mais complexo, porque aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no quotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos.


Em resposta, os conflitos das minorias não se dão apenas com a maioria, mas muitas vezes entre elas próprias, transformadas umas para as outras em bode expiatório de sua exclusão social. A discriminação dá-se através de muitas maneiras. Os nordestinos, por exemplo, são tidos como ignorantes no sul do país, como “gente” inferior, pouco inteligente, feita para o trabalho braçal ou outros sem qualificação que exija cultura e quociente intelectual razoável.


O Brasil é um país de raízes mestiças, e que não constitui historicamente minorias. Deveríamos estar abertos às diferenças que faz do povo brasileiro um povo tão misto em nossas heranças culturais. É nesta pluralidade e na diversidade dos brasileiros que se pode construir o presente e perseguir o sonho do futuro possível.

ESTUDO DIRIGIDO

1. O que é Multiculturalismo
2. Quem são as chamadas minorias?
3. Qual é a visão pregada pela doutrina multiculturalista?
4. O que a política multiculturalista visa?
5. Porque no Brasil os efeitos dos debates sobre o multiculturalismo no Brasil mereceram uma discussão à parte?
6. Porque o processo imigratório teve grande importância para a formação da cultura brasileira?
7. Como se dão os conflitos das minorias?

Olá pessoal,

Estou aqui mais uma vez postando algo que acredito é do interesse de todos aqueles que ja completaram ou estão perto de completar 18 anos. Já começaram as inscrições para a CNH gratuita, leia a matéria abaixo e faça a sua inscrição através do link.

Boa Sorte!

Prof. Neide

Alunos da rede estadual podem se inscrever no
Programa CNH Social
24/11/2011 - 13:25

Estudantes da rede pública de ensino já podem se inscrever para o Programa CNH Social, oferecido pelo Governo do Espírito Santo. O projeto irá fornecer gratuitamente a primeira habilitação (categorias A, B e AB) ou mudança de categoria (para as categorias D e E) para pessoas residentes em todo o Estado com renda familiar de até dois salários mínimos.

Os estudantes interessados devem efetuar a inscrição até o dia 02 de dezembro, às 18 horas, pelo site http://www.cnhsocial.es.gov.br./ O resultado da seleção será divulgado no dia 09 de dezembro, também pelo site do programa.

Para inscrever-se, o estudante deve estar devidamente matriculado nas escolas da rede pública e comprovar bom desempenho escolar, além de estar munido de seus documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Comprovante de residência e de renda). Outros requisitos são a maioridade (18 anos completos), saber ler e escrever e não estar judicialmente impedido de possuir CNH.

Podem ainda participar do programa os residentes no Estado que estiverem comprovadamente desempregados há mais de dois anos, os beneficiários do Programa Bolsa Família e os egressos do sistema prisional.

Em quatro anos, o Governo beneficiará 10 mil cidadãos em todo o Espírito Santo. Neste ano, serão oferecidas mil habilitações, sendo 500 para a Grande Vitória e 500 para as demais regiões do Estado.

  PARA OS ALUNOS DOS 1º ANOS
Olá Pessoal,


Estou postando aqui o tipos de comidas e doces com influência afrobrasileira e indigena que achei para facilitar a escolha daquelas pessoas que querem participar do "Projeto Degustação" da Programação do Dia da Consciência Negra. Qualquer dúvida me procurem.

Bom Apetite pra vcs!

Neide


A culinária capixaba é rica, autêntica, leve e saborosa. A base dessa comida é indígena. Os principais pratos típicos capixaba são: Torta Capixaba, Muqueca Capixaba, Muma de Siri, Arroz de Cúrcuma, Peroá Frito, Bolinho de Arroz, Pela Égua, Bolo de Aipim com Coco, Siri na Telha, Doce de Abóbora com coco e Roupa Velha.


Outras comidas com influencia indígena e negra:

Mingau de Tapioca
Arroz-doce
Paçoca
Canjica
Cuscuz
Tapioca
Beiju
Muxa
Pamonha
Angu
Acaraje
Mungunzá
Vatapa
Pirão
Bobó
Pé de Moleque
Bolo de Batata Doce
Bolo de Fubá
Quindim
Mungunzá
Canjica
Pamonha
Maria Mole
Feijoada
Muqueca
Bolo de cenoura com chocolate
Empadinha
Cuscuz com carne seca

MATÉRIA PARA OS ALUNOS DO 3º ANOS  - JET


Olá Pessoal,


Estou postando aqui o texto que utilizei na aula de hoje de JET, sobre o Dia da Consciência Negra e a entrevista da Presidente Dilma. Leiam novamente para podermos finalizar a discussão na proxima aula.
Bom estudo para vcs!

Neide

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel..

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra



CONSCIÊNCIA NEGRA

Consciência e com ciência...

Consciência negra não é coisa só para negros, mas sim para todos, negros, brancos e de todas as cores, pois antes de tudo somos iguais. Iguais, semelhantes, esta é a consciência que todos devemos ter.

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.

Nos links abaixo você vai encontrar algumas informações sobre o assunto, sendo algumas selecionadas da Síntese de Indicadores Sociais 2003, produzida pelo IBGE. Além dessas estatísticas, você também vai aprender um pouco sobre a importância de Zumbi dos Palmares e sobre os quilombos.

Fonte IBGE Teen

ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi foi o grande líder do quilombo Palmares, considerado herói da resistência anti-escravagista. Estudos indicam que nasceu em 1655 no quilombo, sendo descendente de guerreiros angolanos.

Com poucos dias de vida, foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, sendo entregue depois a um padre, conhecido como Antônio Melo que o batizou com o nome de Francisco.

Aos 15 anos, ele foge da casa do padre e retorna a Palmares, onde muda o nome para Zumbi. Ficaria conhecido em 1673, quando a expedição de Jácome Bezerra foi desbaratada. Um ano antes de sua morte, caiu em um desfiladeiro após ser baleado num combate contra as tropas de Domingo Jorge Velho, que seria mais tarde acusado de matá-lo. Dado como morto, Zumbi reaparece em 1695, ano de sua morte.

Aos 40 anos, ele morre após lutar contra milícias organizadas por donos de terras durante dezessete anos. Durante mais uma incursão comandada por Domingos, Zumbi foi abatido no seu esconderijo descoberto depois da traição de um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que revelou onde o líder se encontrava.

http://www.sitecurupira.com.br/negros/consciencia.htm


Dilma afirma que 'pobreza no Brasil tem face negra e feminina'


Por O Globo, com agências
Agência O Globo – 19/11/11 – 21h59min

SALVADOR - A presidente Dilma Rousseff disse neste sábado que "a pobreza no Brasil tem face negra e feminina". Daí a necessidade de reforçar as políticas públicas de inclusão e as ações de saúde da mulher, destacou, ao encerrar, em Salvador, o Encontro Ibero-Americano de Alto Nível, em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes. Em discurso, ela explicou por que as políticas de transferência de renda têm foco nas mulheres, e não nos homens: elas "são incapazes de receber os rendimentos e gastar no bar da esquina". Dilma destacou que, nos últimos anos, inverteu-se uma situação que perdurava no país, quando negros, índios e pobres corriam atrás do Estado em busca de assistência. Agora, o Estado é que vai em busca dessas populações, declarou.

Dilma também definiu a "invisibilidade da pobreza e a miséria" como a herança mais marcante da escravidão. Segundo ela, atrelada a essa herança, veio a visão das "elites" de que o país poderia crescer "sem distribuir renda e incluir". Nesse sentido, lembrou os programas inclusivos iniciados com a gestão do ex-presidente Lula e seu lema de que "pais rico é país sem pobreza".

Segundo Dilma, os afrodescendentes são os que mais sofrem com o desemprego, a violência e a extrema pobreza. Por essa razão, disse que "reverter esse quadro é o objetivo da Carta de Salvador" e defendeu as políticas públicas de promoção e igualdade social. Ao explicar a necessidade de ações de combate à pobreza, a presidenta citou o Programa Brasil sem Miséria, cujo objetivo é retirar 16 milhões de pessoas da pobreza extrema. No discurso, ela destacou ainda a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, no ano passado, além da obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira nas escolas. Dilma apontou também o fato de a data do evento coincidir com a da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, com o Dia Nacional da Consciência Negra, a ser comemorado amanhã (20), e com os 123 anos do fim institucional da escravidão no país. Nestes 123 anos, disse a presidenta, "sofremos as conseqüências dramáticas da escravidão" e foi preciso combater uma delas, a sistemática desvalorização do trabalho escravo, que resultou na desvalorização de qualquer tipo de trabalho no país.

Ela destacou ainda que as políticas dos países latino-americanos de estabelecer seus próprios mercados tem ajudado a América Latina a enfrentar a crise econômica internacional e permitir, assim, o desenvolvimento de políticas públicas sociais.

Por outro lado, manifestou-se preocupada com os rumos da crise. Para ela "o risco de instabilidade pode agravar as desigualdades sociais em todo o mundo". Ela lamentou que a recessão tenha sido imposta como receita para a crise na Europa.

- Sabemos que esse processo não dá certo, provoca desemprego, perda de ganhos sociais e não resolve o problema - disse, receitando "expansão do consumo e inclusão social" para o enfrentamento do problema.

A presidente lembrou ainda que recorrer ao FMI não é um bom negócio, assinalando que o Brasil só conseguiu melhorar a economia após pagar sua dívida com o Fundo. Focando na proposta de maior participação do gênero feminino nos governos, Dilma disse que a valorização das mulheres em todos os campos é urgente.

Chefe de estados e representantes de 14 países participaram do evento. Um deles, o presidente do Uruguai, José Mujica, não só apoiou os termos da Carta de Salvador como defendeu a proposta de que todos os homens e mulheres de origem africana recebam educação de qualidade. Mujica concorda que somente a educação é o caminho da igualdade social.

- A negritude não quer esmolas, mas oportunidades e direitos iguais - disse.